O planejamento estratégico: os objetivos da comunicação organizacional 12/08/2015

A comunicação é o ato que, depois da respiração, acontece da maneira mais involuntária possível. Assim, como todo e qualquer ser humano, toda “pessoa” jurídica precisa se comunicar de maneira competente: em primeira instância, para alcançar seu cliente, e em segunda, para manter sua estrutura organizacional a mais compacta e eficiente possível. Desta maneira o empresário/gestor consegue reduzir custos e aumentar o faturamento.

Para que toda comunicação seja eficiente é necessário que a marca tenha um objetivo a ser alcançado, que deve ser reavaliado anualmente. Para delimitar esse objetivo é necessário que a agência responsável pela marca conheça, profundamente, a visão, missão e valores da empresa. E então, posteriormente, visite o departamento de comunicação interna da empresa. Só assim, depois dessa imersão, é que se deve criar o objetivo de comunicação.

Com o objetivo delimitado, todas as vertentes da comunicação da marca comunicarão, de maneira diferente, mas uniforme, em todos os canais, de acordo com a de necessidade de cada ferramenta. Essa delimitação serve, inclusive, para o planejamento de mídias sociais. Nesse momento do processo, todos que forem impactados pela marca, seja por meio de informativos, imprensa, publicidade ou dentro da própria organização, compreenderão o que é a marca e como ela é representada.

Em seus cinco anos de mercado, a BIO Comunicação atuou com cases de indústrias, organizações não-governamentais, profissionais liberais, lojas e até lançamento de livros e filmes, e em todos esses casos foram traçados objetivos de comunicação. Embora todos osjobs tenham sua complexidade e período de validade, todos eles precisam de um foco para nortear as ações de comunicação.

O que diferencia a maneira de ver a questão são os “objetos” em si: para um filme ou livro, por exemplo, é necessário entender como aquele produto deve ser consumido pela sociedade para se tornar sucesso. Nesse caso, o objetivo sempre estará ligado ao consumo real - a compra do livro ou a bilheteria do filme. Na comunicação empresarial, o objetivo sempre estará ligado à credibilidade da marca em questão.

 

Fonte: Comunique-se

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