Um bom orçamento é aquele que cabe no bolso e tem tudo o que você realmente precisa para o seu negócio. Não importa se o valor é alto ou baixo, cada nota precisa ser direcionada para o caminho certo.
Escolher o que é prioridade ou por onde começar é um desafio para todos os empresários, mas tudo pode ficar bem mais simples com as dicas que preparamos aqui, afinal entendemos muito bem sobre o assunto e agora resolvemos compartilhar com você.
1 – Saiba onde você quer chegar: Ter metas é fundamental no mundo dos negócios. Quando você pensa em marketing, o que vem a sua cabeça? Ele é muito mais do que vendas, ele é relacionamento, conteúdo e conhecimento.
É por meio de várias ferramentas da área que você vai conquistar suas metas, mas para isso é preciso conhece-las. Chegar com elas prontas, ainda que sofram ajustes a nível de futuro, para o profissional de marketing é meio caminho andado. Na prática, o especialista pode te explicar os métodos que estarão de acordo com o seu alvo e para isso é fundamental conhecer suas próprias metas.
2 – Tenha noção real do seu orçamento: Nem mais, nem menos. Negociar é a palavra chave e você precisa investir o que tem separado para justamente crescer e ter mais retorno.
Quase sempre a agência de marketing trabalha em todas as vertentes da área e determinadas quantias podem ser direcionada para alguns detalhes, como investir em redes sociais, na criação do site ou até na produção de conteúdo do blog. Colocando na balança, você e o profissional da comunicação vão decidir o melhor caminho para a empresa prosperar.
3- Invista na identidade visual: Detalhes como pensar no logo, nas cores certas e num slogan que combine com seus objetivos parecem apenas coisas supérfluas, mas não são e se nem pensados forem, podem afundar seu negócio. Cuidado, esse é um erro fatal e que muitos empreendedores cometem.
A marca diz tudo o que você quer transmitir, incluindo sensações e sentimentos. Muita gente mata o negócio por achar que este processo é dispensável, mas o que seria da maior fabricante de refrigerante do mundo se não fosse seu logo branco e seu rótulo vermelho. Sabe de quem estamos falando, né?! Essa associação o consumidor também precisa fazer na hora que lembrar da sua empresa e do seu produto/serviço.
4- Promova seu diferencial: O mercado pede cada vez mais empresas com diferenciais, ainda que estejam no mesmo setor. Por meio do marketing isso pode ficar cada vez mais evidente para os seus clientes e novos consumidores.
Quem tem um orçamento baixo pode fazer isso pelas redes sociais, por newsletter ou e-mail marketing. Se o tiver mais possibilidades de investimento, é possível fazer grandes campanhas para impactar. Independentemente disso, seu consumidor precisa saber que você é diferente!
Quer um exemplo simples? Uma pesquisa da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, feita em 33 países, confirmou que as pessoas preferem o atendimento pessoal telefônico, no caso do telemarketing, em vez de gravações reproduzidas por máquina. As empresas estão perdendo negócios pela falta de atenção e preparo com os clientes.
Sua empresa trata bem os consumidores e colaboradores? Seu diferencial é simples e ele pode ser trabalhado no seu slogan, numa campanha que instigue a reflexão sobre a importância de ouvir o outro e de tantas outras formas. As possibilidades são muitas e você não deve perder mais tempo!
5- Venha para o mundo da internet: Muita gente ainda não está na internet e negócios estão sendo fechados a todo o vapor no mesmo instante em que você lê este artigo. Se sua empresa ainda não está na rede mundial de computadores, invista nisso. E saiba que o marketing digital vai muito além de ter um site ou uma página oficial da empresa no Facebook.
Uma outra pesquisa feita pela mesma entidade citada acima aponta que dentro de aproximadamente 5 anos, 75% do orçamento de marketing das empresas será voltado para o meio digital e isso inclui ter um site e interagir pelas redes sociais com seus clientes.
Quem já está online precisa trabalhar ainda mais para se tornar referência no que faz, independentemente da área de atuação.
Os tempos mudaram e podemos dizer que hoje é bem mais fácil e acessível investir em marketing e publicidade. O pequeno e médio empresário tem uma chance incrível nas mãos num mundo cada vez mais conectado, situação bem diferente das décadas passadas.
Viabilize suas metas a partir do seu orçamento e aposte no marketing, direcione suas ideias para o caminho que te trará bons resultados.
Fonte: Administradores